Muitos poderão supor que se trata de um fenômeno exclusivamente dos nossos dias a resistência que alguns (e podemos infelizmente dizer muitos), em nosso País, têm colocado contra a eficácia da vacina destinada a impedir a transmissão do “Covid”. Em 1917, MAX WEBER já havia tratado do tema em uma palestra, produzindo a respeito um escrito que viria a se tornar um de seus principais textos, dos mais conhecidos. Refiro-me “A Ciência com Vocação”, em que se lê:

O progresso científico é um fragmento, o mais importante indubitavelmente, do processo de intelectualização a que estamos submetidos desde milênios e relativamente ao qual algumas pessoas adotam, em nossos dias, posição estranhamente negativa”.

Tivéssemos aqui reproduzido essa passagem sem anotar o ano em que escrita, e o leitor poderia facilmente acreditar que escrita por algum nosso contemporâneo, preocupado, tanto quanto WEBER estava em 1917, com a resistência ao progresso científico, como ora ocorre com a vacina.

O fato somente vem a confirmar como a história é a repetição de erros, e como de tempos em tempos a civilização entra em uma fase de mediocridade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here