Ao tempo de MARX, não havia ninguém mais crédulo que os economistas, começando por DAVID RICARDO. Para esse conhecido economista inglês, apenas a Economia, dentre as ciências, poderia se orgulhar de possuir leis tão fixas e eternas como as da Natureza. Quando MARX questionou essa “imutabilidade”, recebeu uma avalanche de críticas.
Mas, andando o tempo, os economistas começaram a desconfiar de que, quem sabe, MARX poderia teria razão em alguma medida, visto que algumas das leis econômicas se haviam mostrado como resultado de escolhas, muitas delas aleatórias, o conduzia a reconhecer que haveria apenas um mito acerca da “imutabilidade” das leis econômicas, tão parecidas com as leis jurídicas, que, ao sabor do vento, e do gosto do Legislador, pode ir para lá, tanto quanto pode não ir.
E de onde não se poderia, nem em sonho, imaginar que viesse a comprovação de quão MARX estava certo, dali veio essa prova. Sim, dos Estados Unidos e daquilo que se convencionou chamar de “tarifaço”. Bastou, pois, uma decisão do presidente TRUMP, fruto de sua pura vontade, e a Economia viu ruir tudo aquilo que parecia imutável.
E assim as “imutáveis” leis econômicas estão a mudar …