BOB WOODWARD vem a ser o jornalista que se tornou mundialmente famoso no episódio “Watergate”, construindo uma sólida carreira no jornalismo norte-americano. São várias as suas grandes reportagens que se transformaram em livro. Há um em especial, que está traduzido ao português com o título “Por Detrás da Suprema Corte”, em que BOB e SCOTT ARMSTRONG revelam alguns bastidores da Suprema Corte dos Estados Unidos.
Por meio desse livro, é possível compreender o papel que a Suprema Corte exerce na democracia norte-americana e a razão pela qual aquele Tribunal conquistou o reconhecimento que é, dentre as formas de reconhecimento, a mais difícil de um tribunal conquistar, que é o reconhecimento da sua importância social, antes que jurídica.
BOB e ARMSTRONG relatam episódios em que o leitor perceberá com a Suprema Corte lidou com temas difíceis e como seus juízes (lá não se chamam “ministros”, mas simplesmente juízes) comportam-se diante de situações delicadas, como uma cena descrita por BOB e ARMSTRONG, em que dois juízes da Suprema Corte estavam a visitar um outro juiz, acamado e gravemente enfermo, e como casualmente haviam esses dois juízes se encontrado no corredor do hospital com NIXON, o presidente norte-americano e então suspeito de participar do “Watergate”. Os dois juízes trataram de evitar o encontro, preocupados como a notícia do encontro poderia ser interpretada pela sociedade norte-americana.
Muito bem escrito, o livro é um convite não apenas aos operadores do Direito, mas a todos aqueles que, a compasso com o deleite da leitura, poderão aprofundar seu conhecimento sobre como funciona a Suprema Corte Americana ainda hoje.