Em 1948, durante os trabalhos que tiveram lugar em Paris e que se materializaram na “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, o nosso delegado e orador, AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, conversando com o delegado russo, PAVLOV, dele ouviu algo muito importante sobre o socialismo e seus limites. Disse-lhe o delegado russo:

“O erro é pensar que o socialismo modifica o homem a ponto de dar-lhe virtudes angélicas. Depois da revolução, os russos mudaram muito pouco. Mudou o sistema econômico, o processo administrativo, a supressão das classes que substituiu a desumana hierarquia do Império. Passamos a fazer a política de verdadeira igualdade, partindo do operariado como origem do poder exercido também em seu nome. Mas a natureza humana ainda é a mesma. Leva-se muito tempo para reformá-la através da revolução”. (“AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, O Século de um Liberal, p. 470).

Pois que se pode dizer o mesmo do Direito, cujo poder não é tão grande como se pensa, porque não lhe é dado o poder de, só por si, mudar a natureza humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here