Na obra recém-lançada no Brasil, “Gente Alemã’, que é uma coletânea de cartas organizada pelo grande filósofo alemão, WALTER BENJAMIN,  o leitor encontrará uma preciosidade: a carta escrita pelo teólogo e filósofo alemão, DAVID FRIEDRICH STRAUSS, endereçada a um outro teólogo alemão, CHRISTIAN MÄRKLIN. Nessa carta, datada de 15 de novembro de 1831,  DAVID STRAUSS (que se tornou conhecido sobretudo por sua obra “Vida de Jesus”, que, publicada em 1835, causou acentuada controvérsia nos meios religiosos da Alemanha), conta a seu colega que fora a Berlim para ali assistir a duas palestras de seu mestre, HEGEL, sobre a história da filosofia e sobre a filosofia do direito, e dois dias depois fora surpreendido com a morte de HEGEL, vitima de cólera, quando essa doença já estava sob relativo controle na Alemanha.

STRAUSS, antes de assistir às palestras, visitara HEGEL em sua casa e ali conversara com o insuperável filósofo, e narra nessa carta o que ouviu de HEGEL.

Bastaria essa carta para tornar a obra “Gente Alemã”, de WALTER BENJAMIN, leitura obrigatória. Mas o livro ainda traz outras cartas memoráveis, como a que GOETHE escrevera a MORITZ SEEBECK, e a que escreveu FRIEDRICH SCHLEGEL a SCHLEIERMACHER.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here