Há anos pesquisando os movimentos de extrema-direita, o cientista político holandês, CAS MUDDE, não é muito conhecido no Brasil, e nem se tornou aqui mais conhecido quando, em suas acuradas análises, referiu-se ao Brasil, ao afirmar que Bolsonaro é hoje o líder mais isolado entre o populismo de direita.
Depois de estudar com profundidade os movimentos de extrema-direita, MUDDE conseguiu identificar vinte e seis formas de definir o que é um movimento de extrema-direita, conforme cinquenta e seis critérios que cuidou sistematizar. Donde se constata a complexidade do tema.
As democracias estão sob risco diante da recente onda de populismo? Sim, mas apenas quando um partido político de relevância incorpora como seu lema posições de extrema-direita. Quando isso não ocorre, como no caso do Brasil, em que o presidente Bolsonaro não tem sequer um partido, e nem qualquer outro de expressão incorporou posições de extrema-direita, a democracia consegue dar conta dos arroubos populistas, enquadrando-os dentro das normas constitucionais.