Se há uma palavra de todo incompatível com a legítima ideia de DEMOCRACIA é a palavra SECRETO. Pois que DEMOCRACIA significa e deve significar TRANSPARÊNCIA, CLARIDADE, PUREZA, enquanto SECRETO significa e somente pode significar OCULTO, ESCONDIDO, CLANDESTINO.

Portanto, como admitir em uma DEMOCRACIA que um ato do Poder Público, qualquer que seja esse ato, possa ser algo que deva permanecer oculto, escondido dos olhos do povo?

A não ser que não se esteja a falar de DEMOCRACIA, ou de uma verdadeira DEMOCRACIA, senão que de uma DEMOCRACIA apenas de PAPEL. Como diz MACHADO DE ASSIS:

É uma santa coisa a democracia – não a democracia que faz viver os espertos, a democracia do papel e da palavra, – mas a democracia praticada honestamente, regularmente. Quando ela deixa de ser sentimento para ser simplesmente forma, quando deixa de ser ideia para ser simplesmente feitio, nunca será democracia, – será esperto-cracia que é sempre o governo de todos os feitios e de todas as formas”. (AO ACASO, 28/10/1864, crônicas).

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here