Neste ano, em 16 de novembro, comemorar-se-á o centenário de nascimento de JOSE SARAMAGO. Como uma singela homenagem ao famoso autor de “Ensaio sobre a Cegueira”, iniciaremos aqui a publicação, duas vezes por semana, de frases e pensamentos do grande escritor português, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998.
As frases e pensamentos que publicaremos compõem o precioso livro “José Saramago – en sus palabras”, de FERNANDO GÓMES AGUILERA, publicado pela editora argentina, Alfaguara, sem tradução ainda para o português. (A tradução das frases e pensamentos que aqui serão publicadas são nossas, e nos valeremos nesse mister do indispensável “Diccionario de la Lengua Española”, da Real Academia Española).
“Sou um comunista que defende a democracia. Certo que esta existe e há que a aceitar, porém isso não me impede de criticar, observar, analisar … “. (Entrevista ao jornal Diário de Notícias, Lisboa, edição de 25/3/2004).
“Aristóteles estabeleceu que, em um sistema democrático, o Parlamento deveria estar composto por uma maioria de pobres e uma minoria de ricos. Na atualidade, chego à conclusão de que Aristóteles devia ser o precursor de um humor negro”. (L”Orient-Le Jour, Beirute, 2/8/2007).