Neste ano, em 16 de novembro, comemorar-se-á o centenário de nascimento de JOSE SARAMAGO. Como uma singela homenagem ao famoso autor de “Ensaio sobre a Cegueira”, iniciaremos aqui a publicação, duas vezes por semana, de frases e pensamentos do grande escritor português, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998.
As frases e pensamentos que publicaremos compõem o precioso livro “José Saramago – en sus palabras”, de FERNANDO GÓMES AGUILERA, publicado pela editora argentina, Alfaguara, sem tradução ainda para o português. (A tradução das frases e pensamentos que aqui serão publicadas são nossas, e nos valeremos nesse mister do indispensável “Diccionario de la Lengua Española”, da Real Academia Española).
“Para mim, está claríssimo que entre os direitos humanos de que tanto se fala, há um de que não se pode olvidar: o direito à heresia, a escolher outra coisa”. “. (entrevista ao jornal chileno, El Mercurio, edição de 26/6/1994).
“É preocupante ver que a sociedade inteira é uma sociedade amorfa, abúlica. As classes médias e altas somente se preocupam por sua própria satisfação diante de um mundo destroçado, no qual a diferença entre os que têm e o que não têm, os que sabem e os que não sabem, é cada vez maior. (entrevista ao jornal brasileiro, O Globo, edição de 14/8/1999).