Neste ano, em 16 de novembro, comemorar-se-á o centenário de nascimento de JOSE SARAMAGO. Como uma singela homenagem ao famoso autor de “Ensaio sobre a Cegueira”, iniciaremos aqui a publicação, duas vezes por semana, de frases e pensamentos do grande escritor português, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1998.

As frases e pensamentos que publicaremos compõem o precioso livro “José Saramago – en sus palabras”, de FERNANDO GÓMES AGUILERA, publicado pela editora argentina, Alfaguara, sem tradução ainda para o português. (A tradução das frases e pensamentos que aqui serão publicadas são nossas, e nos valeremos nesse mister do indispensável “Diccionario de la Lengua Española”, da Real Academia Española).


“Não. Eu não me oculto detrás do narrador. Saramago é o autor e é ele quem conta o que conta”. (entrevista ao jornal chileno, El Mercurio, edição de 20/11/1994).

Em A Viagem do Elefante, o narrador tem uma presença constante. Não somente narra, também corrige o que foi dito porque a realidade termina sendo outra. Gosto da figura do autor que é também narrador e para isso remonto a quando se contavam os contos, quando o narrador acrescia algo seu”. (entrevista ao jornal espanhol, “Público”, edição de 20/11/2008).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here