“Fatos da Linguagem” – este é o título da indispensável obra escrita por HERÁCLITO GRAÇA, em uma publicação da Academia Brasileira de Letras. Trata-se, aliás, do mesmo título da coluna assinada pelo filólogo e tio do imortal GRAÇA ARANHA, no Correio da Manhã, e que registrava, abonava ou censurava o uso de certos termos e expressões de nossa Língua Portuguesa. Para apresentar seu livro, escreveu HERÁCLITO GRAÇA:
“Só o título geral dos artigos é substancialmente mudado. Afigurou-se ao Autor que Fatos da Linguagem exprimem mais justamente do que Notações filológicas o objeto da obra e o processo de comprovação dos argumentos de que se serviu. E com o título Fatos da Linguagem sai o livro”.
O leitor encontrará, pois, expressões como “A par e passo”, ainda hoje encontrada especialmente em peças jurídicas. Sobre o uso dessa expressão, ensina HERÁCLITO GRAÇA:
“Tolice vulgaríssima em gazetas. Como é sabido, há uma locução latina, pari passu, que noticiaristas vários macaqueiam, escrevendo: A par e passo. Não há tradução mais disparatada. (…)”.
E por aí vai o livro, realmente indispensável a quem quer zelar pelo correto emprego de certos termos e expressões de nosso vernáculo. Afinal, aprimorar o estilo passa necessariamente pela correção no uso de termos e expressões.