SARAMAGO, em entrevista ao jornal português, “Diário Popular”, edição de 6 de abril de 1978, revela o tema principal que o leitor encontrará em seu “Manuel de Pintura e Caligrafia”, um dos primeiros livros de SARAMAGO, produzido muito tempo antes de ganhar  notoriedade mundial com o Prêmio Nobel de Literatura, e escrito ainda sem  a técnica da oralidade que o distinguiu e o distinguirá  para sempre como escritor:

No que concerne ao Manual de pintura e caligrafia, esta mesma gravidade que reivindico está presente. Dilui-a um pouco com a pequena aventura intelectual e política do protagonista, porém o fundamental do livro é, a meu ver, o processo de investigação textual, em sentido amplo, até o ponto em que o protagonista não pode deixar de ler-se no texto que ele mesmo é”. 

Os inúmeros leitores de SARAMAGO lembrarão decerto  que o “Manual de Pintura e Caligrafia” trata de um pintor que reflete sobre suas obras ao tempo em que se revela também escritor, o que o torna ainda mais reflexivo sobre os dois afazeres (o da pintura e da escrita).

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