Depois de por muitos anos pensar e investigar (não exatamente nessa ordem), a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro conseguiu identificar a razão e o motivo de o tráfico de drogas estar a crescer lá por aquelas terras: são as decisões do STF, que, concedendo habeas corpus ou outros remédios jurídicos, impedindo as operações policiais nas favelas, incentivam o tráfico, e é exatamente por isso, e apenas por isso que o tráfico aumenta e com ele o número de traficantes. É o que consta em um minucioso e detalhado relatório ao qual a imprensa teve acesso.
Importante observar que esse relatório foi produzido depois da operação policial que resultou em vinte e oito mortos em uma das favelas da cidade do Rio de Janeiro, sendo de se destacar que a grande maioria dos mortos não tinha nenhuma passagem policial.
Sabemos agora, e o relatório isso nos mostra com eloquência, que se não houver constituição, lei, justiça e, sobretudo se não existir o STF, senão que apenas os traficantes e os policiais, estes poderão nos fazer livres daqueles, e teremos assim a paz. E se não existirem favelas, nem pobres que nelas morem – aí o trabalho ficaria ainda mais fácil.
O problema é que a constituição existe e deve existir, e o STF, como seu maior guardião, deve fazê-la cumprir, garantindo os direitos de todos os brasileiros, sejam traficantes, policiais, pobres e ricos, a poderem existir e de não serem mortos injustamente.
De qualquer maneira, temos que cumprimentar o magnífico trabalho de investigação da Polícia Civil carioca, ao nos revelar, com grande precisão, o motivo e a causa do sucesso do tráfico de drogas. Faltou apenas o relatório dizer o que devemos fazer com aqueles que moram muito distante das favelas, e que tendo dinheiro, compram as drogas?