A História comprova que muitas vezes pequenos fatos, aos quais não se deu então o devido valor e importância, acabaram por determinar acontecimentos de grandes e significativas proporções. Um colar de diamantes envolvendo a rainha Maria Antonieta, um fato de somenos, pois, desencadeou a Revolução Francesa.
Por isso que os historiadores em seu ofício apreenderam a nunca subestimar os pequenos fatos, porque são eles que, em muitas ocasiões, mudaram o rumo e a sorte da história.
A prisão do deputado que desferiu bravatas ao STF e a seus ministros constitui um fato sem muita importância em nosso cenário político-jurídico. Com certeza, as instituições brasileiras, como o próprio STF e as Forças Armadas, não dão e não darão nenhuma relevância ao episódio, seja por envolver um ilustre parlamentar desconhecido, seja porque não se pode dar um mínimo de credibilidade e de consistência ao conteúdo da fala, que a rigor serviu apenas para que o deputado obtivesse seu minuto de fama.
Mas como se enfatizou, de pequenos fatos que se tornaram a causa de revoluções e de golpes de estado a História está repleta, e todo cuidado é sempre pouco. Precatemo-nos, pois.