Faleceu ontem, em Portugal, o filósofo, historiador,  ensaísta e pensador português, EDUARDO LOURENÇO, que,  no extenso conjunto de suas obras, produziu magistrais textos sobre o poeta FERNANDO PESSOA, com destaque para um conjunto de ensaios que formam o livro “Pessoa Revisitado”, que é de 1973, a partir do qual a reflexão sobre o poeta dos heterônimos modificou-se sensivelmente. Aliás, boa parte de sua produção é dedicada a poetas portugueses, como a ANTERO DE QUENTAL.

Em “Pessoa Revisitado”, LOURENÇO ergue a tese de que PESSOA, em  ALBERTO CAEIRO, teria tentado ocultar a influência do poeta norte-americano, WALT WHITMAN, na construção desse heterônimo. Seu prestígio como ensaísta na área da Poesia consolida-se sobremaneira com essa obra.

LOURENÇO, na década de cinquenta morou e lecionou no Brasil por um ano, retornando à França, para ali tornar-se professor na Universidade de Nice, e foi nessa universidade que os textos sobre FERNANDO PESSOA foram sendo construídos e desenvolvidos a partir de uma conferência que ele fizera em 1967.

E sobre o Brasil, LOURENÇO escreveu, em 2015, um livro com o título “Do Brasil, Fascínio e Miragem”, fruto de suas afiadas e consistentes reflexões sobre o nosso País.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here